Roman se reúne com lideranças esportivas para atrair interesse a Lei de Incentivo ao Esporte

15 de março de 2017

WhatsApp Image 2017-03-14 at 11.09

Promovemos um café da manhã com o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, Deputado César Halum, Ricardo Vidal, do Instituto Joaquim Cruz, Ricardo Avelar da Confederação Brasileira de Clubes, assessores e representantes da Comissão do Esporte, para tratarmos da Lei […]


Leia mais >

Evandro Roman pede apoio ao Ministério dos Transportes para conclusão das obras da BR-163

21 de agosto de 2017
ministro dos transportes

O deputado Evandro Roman (PSD-PR) esteve reunido nesta terça-feira, 16, com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para tratar da execução das obras da BR-163 – que inclui o trecho entre Cascavel e Guaíra. “Vamos garantir recursos para dar continuidade a esta obra sinônimo de desenvolvimento para a região Oeste do Paraná”, disse. Em julho, […]


Leia mais >

EVANDRO ROMAN

Romanestaotimistasobreauniaodsetores-01

Biografia

 

Evandro Roman é ex-secretário de Esporte do Paraná, doutor em Educação em Educação Física pela Unicamp, professor universitário e ex-árbitro dos quadros da FIFA. Nasceu na cidade de Erval Grande (RS) e ainda criança mudou-se com seus pais para Céu Azul, na região Oeste do Paraná, onde permaneceu até começar os estudos e iniciar o trabalho na arbitragem brasileira. Ele é casado há 15 anos com Janesca Roman e é pai de três filhos: Pablo, Maria Eduarda e Maria Vitória.

Graduado em Educação Física pela Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, com mestrado e doutorado pela Unicamp, Evandro é um pesquisador do esporte. Com muita determinação, honestidade e retidão, consolidou sua carreira nacional e internacionalmente conquistando dentro e fora de campo o respeito de atletas, treinadores e dirigentes.

Ex-secretário de Esporte do Paraná, Evandro Roman é o representante de uma nova geração de políticos do Paraná. Preparado e dedicado aos municípios e às causas do Paraná. Em 2011, Roman começou a revolução no esporte paranaense, quando ampliou as ações existentes, conquistou apoio de grandes empresas, abriu as portas para as federações e criou projetos que ajudaram a tirar do ostracismo todas as modalidades praticadas no Estado. Em menos de quatro anos o Paraná virou referência no esporte nacional, conquistou medalhas expressivas em importantes competições e revelou talentos a nível mundial.

Desde o início de sua gestão, atletas e treinadores recebem bolsas do programa Talento Olímpico do Paraná. Além de complementar os rendimentos dos atletas, o TOP também colabora para que eles permaneçam treinando e competindo pelo Paraná. Os alunos das escolas paranaenses também foram beneficiados. Além de muitos deles serem bolsistas TOP Escolar, passaram a integrar o Paraná Saudável, programa cujo objetivo é prevenir a obesidade infanto juvenil e promover um aumento na qualidade de vida destas crianças e de seus familiares.

Criou os Jogos Abertos Paradesportivos, os Jogos Abertos do Norte do Paraná e o Prêmio Orgulho Paranaense, além de implantar ações que permitiram aos Jogos Escolares atingirem o status de maior evento esportivo interescolar da América Latina.

Filiou-se ao Partido Social Democrático em maio de 2013 durante um encontro regional do partido. Em março de 2014, Roman deixou a Secretaria do Esporte e Turismo para levar adiante o incentivo do esporte em todo o Brasil.  Foi eleito deputado federal pelo PSD, com mais de 92 mil votos. No ano de 2015, iniciou a nova etapa na carreira, quando assumiu como deputado federal na Câmara dos Deputados, em Brasília, para representar, lutar e defender as causas do Paraná.

Há 6 meses na Câmara dos Deputados, o deputado Evandro Roman se encontra em intensa atividade legislativa, focado no interesse do povo brasileiro e, em especial, do paranaense.

A defesa do setor agropecuário é compromisso com os eleitores. Por isso é membro da Comissão de Agricultura, onde são debatidos e votados projetos de interesse do agricultor, e da Frente Parlamentar da Agricultura, independente e suprapartidária em defesa da agropecuária.

Sabedor da importância do avanço científico para o futuro da agricultura e do Paraná, Evandro foi eleito presidente da Comissão Especial do PL 827/2015 – lei dos cultivares, que deve aperfeiçoar a atual Lei. “O objetivo é, evitando estéreis debates ideológicos, encontrar um justo equilíbrio entre o direito do pesquisador pela remuneração (royalties) pelo uso do cultivar e o do agricultor de utilizá-lo com vistas ao benefício maior para a sociedade”, afirma Evandro.

A demarcação de terras indígenas gera grande tensão na região Oeste do Paraná. Evandro Roman tem lutado contra esta absurda pretensão da FUNAI. Como membro da Comissão Especial da PEC 215, pleiteia que o processo demarcatório não fique apenas sob a responsabilidade da FUNAI, mas que seja submetido e aprovado no Parlamento.

Evandro tem oportunidade, como Relator da Subcomissão do Plano Nacional Desporto na Comissão de Esporte, dar sequência às ideias desenvolvidas no Paraná. “O ser humano deve ser priorizado, conjugando a atuação do esporte escolar e educação física, em vista do desenvolvimento integral e da melhoria da saúde, afastando-o ao mesmo tempo da vulnerabilidade social”, conclui o Parlamentar.

Aprovado na Comissão de Minas e Energia o PL 832/15, do qual o deputado Evandro Roman é relator e defende alterações na legislação que instituiu a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e que pretende igualar a cobrança das cotas da conta nas cinco regiões do país.

Além de participar de debates de temas nacionais como a reforma política (PEC 182), a lei da maioridade penal, o ajuste fiscal e outros, o deputado Evandro atua em favor dos municípios. Dedica-se, pois, aos interesses do Paraná, com destaque para a Construção do Centro de Excelência de Atletismo em Cascavel e a construção do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul.