Roman se reúne com lideranças esportivas para atrair interesse a Lei de Incentivo ao Esporte

15 de março de 2017

WhatsApp Image 2017-03-14 at 11.09

Promovemos um café da manhã com o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, Deputado César Halum, Ricardo Vidal, do Instituto Joaquim Cruz, Ricardo Avelar da Confederação Brasileira de Clubes, assessores e representantes da Comissão do Esporte, para tratarmos da Lei […]


Leia mais >

Evandro Roman pede apoio ao Ministério dos Transportes para conclusão das obras da BR-163

21 de agosto de 2017
ministro dos transportes

O deputado Evandro Roman (PSD-PR) esteve reunido nesta terça-feira, 16, com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, para tratar da execução das obras da BR-163 – que inclui o trecho entre Cascavel e Guaíra. “Vamos garantir recursos para dar continuidade a esta obra sinônimo de desenvolvimento para a região Oeste do Paraná”, disse. Em julho, […]


Leia mais >
CATEGORIA: AGRICULTURA

Demarcação de Terras Indígenas.

16 de dezembro de 2015
DemarcacaodeTerrasIndigenasetemaabordadoporRomannaCamaradosDeputados-01

Nesta quinta­feira (25), o deputado Evandro Roman (PSD­PR), se pronunciou na Tribuna da Câmara dos Deputados, onde abordou pela terceira vez o tema “tragédia anunciada: demarcação de terras indígenas”. Em que se referiu à tensão crescente e aos impactos que se alastram na região Oeste do Paraná, em especial entre os pequenos proprietários com as notícias que já estariam em andamento processos demarcatórios de terras indígenas, que se estenderiam por municípios da região.

Roman citou o fato do Sr. Ricardo Sílvio Chapla, presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, localizada em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, ter feito um relato dramático da tensão vivida não só pelos produtores rurais, que podem ser expulsos de suas propriedades, mas também pelos moradores das cidades, cuja sobrevivência depende da produção agrícola.

A falta de transparência do assunto faz com que cresça a revolta da população, pois se sabe que todo o processo fica inteiramente sob a decisão da FUNAI. O Congresso Nacional deve aprovar a Proposta de Emenda à Constituição – a PEC 215 ­ que transfere ao Legislativo a palavra final sobre os processos demarcatórios. A Comissão Nacional da Verdade incluiu em seu relatório informações sobre índios naquela região na segunda metade do século passado. Mas é preciso ressaltar que a população da região não registra a presença de tribos ou de agrupamentos indígenas fixos, pelo menos nas últimas sete décadas.

O parlamentar solicitou que o governo aja com rapidez, bom senso e suspenda os processos demarcatórios, especialmente revendo o “poder” dos famosos laudos antropológicos, que na prática, se sobrepõem à própria Constituição Federal.